RESENHA #144: SARCASMO NA NAVE

AUTOR: Eduardo Escames
SINOPSE: A corajosa tripulação da nave Ragnarök, da frota Épsilon, viaja por galáxias e explora planetas desconhecidos. Sua atual missão é explorar o misterioso planeta Blum, coberto por densas florestas e que possui um peculiar céu esverdeado. Depois de um alucinante resgate e um mal-entendido envolvendo uma rara ave antissocial, o excêntrico capitão Luminus Odra, a tenente-chefe Callandra Lemon e o doutor Fu Lipzs acabam sendo presos por Zarden Umbrotz, o irritante (e insano) comandante da base militar blumiana, que mantém um perverso segredo. Agora, a única alternativa deles é desbravar o misterioso planeta em busca da primeira edição do lendário “Bestiário definitivo da Galáxia”, para assim conseguirem sua liberdade.

Quem não gostaria de viajar num momento como esse? Viajar, muita das vezes, é sinônimo de liberdade, aventura e diversão. Dessa maneira, pela impossibilidade da pandemia, viajar pela literatura tem sido um recurso usado por muitos, embora outros não tenham conseguido por ansiedade.

Mas, se usamos a literatura para embarcar em aventuras, por que nos limitarmos ao que conhecemos no globo terrestre? Podemos, numa ode a Star Trek e Star Wars, viajar por mundos e galáxias. A ficção científica nos traz essa possibilidade, principalmente, as do gênero space opera (tradução literal, “ópera/obra espacial”), como As aventuras de Luminus Odra, de Eduardo Escames.

Essa obra nacional é focada no público infantil e infanto-juvenil, trazendo personagens maniqueístas em sua concepção, ou seja, figuras divididas entre boas e ruins. Contudo, no decorrer da história, podemos ver que as aparências enganam e nem sempre quem a gente acha que é ruim, de fato, é.

Além desse traço, a história de Escames transborda de sarcasmo, o que recheia as páginas de um humor de fácil acesso ao público destinado e também para todos os adultos que quiserem se aventurar. Por vezes, as cenas mais simples são as mais divertidas.

Na luta incessante entre o bem e o mal, constantemente presente em histórias do público infantil e infanto-juvenil, o autor traz algumas lições sobre justiça, lealdade e companheirismo. Além disso, mesmo que em menor escala, há citações e referências aos problemas ambientais e sociais que existem até mesmo fora do nosso planeta, como tráfico de animais e escravidão.

Das lições e das relações construídas entre os personagens, o público pode tirar algumas lições preciosas. E, não menos importante, pode aprender com algumas referências mitológicas, desde dragões e basiliscos até o próprio nome da nave de Luminus. Assim, essa obra prediz aventuras que sempre podem chegar ao fim, mas que, no final das contas, podem ser um novo começo.

REFERÊNCIA

ESCAMES, Eduardo. As aventuras de Luminus Odra: o bestiário perdido. Ilustração de Diego Sá. Barueri, São Paulo: Novo Século Editora, 2019.

.