REGRAS DO DESAFIO #16: AOS LEITORES

Como a primeira, a segunda e a terceira, todas as coletâneas são muito especiais, por isso, desejamos as boas-vindas a todos os novos membros e, a todos os nossos queridos adoradores do polvo, uma boa sorte no nosso desafio temático: o Desafio de Dezembro. Nesse mês, em homenagem ao final do ano, o grupo Caneta Tinteiro reuniu-se e decidiu fazer algo diferente. Portanto, em vez de votar um tema, a administração elaborou um writing prompt com base em todas as sugestões dadas pelos membros.

Para quem desconhece, um writing prompt é um tópico breve, praticamente uma ideia para ajudar a montar o enredo, dado aos escritores com o objetivo de alavancar um processo criativo. Ou seja, daremos aos participantes um pequeno tópico pronto que contenha uma ideia-base para a história; e, a partir dele, o enredo deverá ser desenvolvido.

Dessa forma, o desafio é escrever uma história baseada na seguinte ideia:

É final de ano na sua empresa e, em comemoração, você e os outros funcionários resolveram organizar um amigo secreto. Os presentes serão entregues no dia da festa de confraternização da empresa. O problema é que você tirou a última pessoa que esperava tirar e agora não sabe o que fazer.

Contudo, conhecer o processo de writing prompt não é uma especificação para os leitores mais sagazes, e sim ter ciência dos processos natalinos e amigos ocultos, algo que é muito bom no momento de desenvolver sua opinião a respeito de como seria o Natal em uma empresa. Uma dica que damos para participar do desafio aos leitores é que o comentário contenha: o que você mais gostou ou menos gostou, o que você acha que pode ser melhorado e, nesse desafio, em especial, fale sobre a forma como o writing prompt foi desenvolvido. Resultou em um bom enredo? Adequou-se bem aos gêneros escolhidos?  

O Desafio aos Leitores conta com duas categorias: comentários e resenhas. Para os comentários serem debitados, o mínimo são 15 palavras e para resenhas, 500 palavras. Lembrem-se de que, ao comentarem ou resenharem, vocês estão concorrendo a prêmios dentro do grupo Caneta Tinteiro!

A postagem, como já está dito no nosso Funcionamento do Padrão Mensal, deve ser publicada de modo que o autor possa também ver o comentário feito, caso o leitor não tenha acesso à plataforma na qual o autor posta, ele é autorizado a publicar seu comentário através do Facebook, quando os autores divulgarem suas histórias, ou através da caixa de comentários do nosso site! Ao publicar o seu comentário, lembre-se de dizer que está participando do desafio e, no caso do site, em qual história está comentando. Nesse, em especial, deve começar dizendo: “Estou participando do DESAFIO CRÔNICAS DE PAVÊ E BOLO do GRUPO CANETA TINTEIRO”.

Até junho deste ano, vínhamos promovendo um envio mensal de formulários, ou seja, a cada mês os leitores precisavam preencher um formulário específico para o desafio. A partir de agora, esse envio passa a ser semestral. Portanto, tudo que o leitor precisará fazer após comentar e/ou resenhar e manter esse comentário/essa resenha salvo(a), de forma que possa postá-lo(a) nesse formulário.

Agradecemos a participação de cada um de vocês e fiquem ligados no nosso querido polvo!