QUER DICA? #06: COLEÇÃO ÁUREA E CATARSE

 

Os contos de fadas foram parte de sua vida? Em algum momento, você sentiu certa conexão com Chapeuzinho Vermelho? Ou, pelo menos, ficou preocupado com a Branca de Neve? Quem sabe pensou em usar um sapatinho como da Cinderela? Talvez, desbravar o mundo como Hua Mulan?

A maioria dessas personagens faz parte das animações clássicas da Disney, as quais adaptaram todo um mundo de histórias. A Editora Wish, através da Coleção Áurea, apresenta para você essas narrativas, só que em suas versões originais. Para além de conhecer as icônicas princesas, você terá acesso a diversas tramas que mostram toda uma cultura e a natureza humana.

Os contos de fadas têm origem, por muitas vezes, oral e, por conta disso, acabam sendo reinventados por todo mundo. Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, tem muito mais de cinquenta versões famosas. Nem se fale, então, da Cinderela, que uma das versões mais antigas teve origem na China! Assim, cada uma dessas narrativas irá mostrar a você todo um mundo inteiramente novo.

A Coleção Áurea, que tem o intuito de resgatar essas tramas incríveis, pertence à Editora Wish. Tanto a coleção quanto a editora tiveram seu início marcado através do projeto de conclusão de curso de Marina Ávila, a produtora editorial. Ao terminar sua faculdade em Produção Editorial, no ano de 2013, pensou que seria incrível ter uma edição de colecionador para os amantes de contos de fadas.

Com algumas dificuldades financeiras e percalços, a Marina encontrou espaço no Catarse, uma plataforma de financiamento coletivo, em que, ao bater uma meta (se parte do modelo Tudo ou Nada), os apoiadores teriam acessos a edições impecáveis. Assim, com oito anos de mercado editorial, a Wish lançou diversas obras raras e inéditas no Brasil.

Na Coleção Áurea, a editora lançou Contos de fadas em suas versões originais; Os melhores contos de fadas nórdicos; e, não menos importante, Os melhores contos de fadas celtas. Essas três edições, caprichadíssimas, foram muito bem pensadas, desde a diagramação até as ilustrações, bem como o material físico e intelectual. Assim, de maneira bem breve, vamos apresentar, como dica de hoje, cada uma dessas edições incríveis.

 

O primeiro volume da Coleção Áurea, Contos de fadas em suas versões originais, surgiu em 2013, como o Trabalho de Conclusão de Curso de Marina Ávila. A ideia foi tão bem aceita pela banca e pelos colegas da produtora que ela resolveu estender a tiragem para 300 exemplares, que saíram em cerca de um ano.

Com alguma defasagem nos cálculos, a Marina não pôde continuar por conta própria. Sendo assim, entrou com um pedido para ter apoio governamental, através da Lei Rouanet. No entanto, o auxílio foi negado.

Inspirada por artistas que faziam financiamentos coletivos, em 2016, Marina resolveu arriscar. O projeto arrecadou 863% com ajuda de seus apoiadores e, desde então, a Editora Wish tem se esmerado em, cada vez mais, trazer o melhor para seus consumidores.

A edição de Contos de fadas em suas versões originais conta com um material riquíssimo, desde ilustrações antigas até contos raros, como “O Rouxinol e o Imperador da China”, “O Semideus Maui” e “Baba Yaga e Vasilissa, a Bela”. Não menos importante, trará grandes nomes como Andersen, os Irmãos Grimm e Perrault, sem deixar de lado Basile e outros consagrados contistas.

 

 

Através desse projeto, Os melhores contos de fadas Nórdicos, a Editora Wish se consolidou no mercado editorial e de financiamento coletivo. Já sendo conhecida por outros trabalhos para além da Coleção Áurea, retornou aos contos de fadas com um trabalho editorial brilhante.

Com uma edição linda e cheia de ilustrações, a editora resolveu apostar nos contos menos famosos de um dos autores infantis mais conhecidos de todos os tempos, o dinamarquês Hans Christian Andersen. Mesmo que sejam menos famosos, não são menos impactantes.

Para além dele, apostaram em nomes consagrados, como de Selma Lagerlöf, a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel de Literatura, com o conto “A Criança Trocada”. Outros autores conhecidos também fazem parte dessa edição dedicada à cultura e às histórias da Europa Setentrional, conhecida também pela cultura viking.

 

 

O último livro da Coleção Áurea disponível, até o momento, trata sobre a cultura celta, região relacionada à Grã-Bretanha e à Irlanda. Nesta edição, para além de ter o melhor texto de apoio a respeito da cultura e dos contos de fadas celtas, também é possível encontrar autores consagrados da literatura infantil, como Joseph Jacobs, e da literatura mundial, como George MacDonald, autor que inspirou grandes nomes como J. R. R. Tolkien e C.S. Lewis; não menos importante, Lady Wilde e Oscar Wilde, o autor de O retrato de Dorian Gray.

Os contos, muito fortemente conectados à cultura local, são belíssimos, tal como as ilustrações. Também, dentre as três edições, são os que melhor retratam a figura da mulher.

 

ATUALMENTE, em campanha no Catarse,

 

você pode apoiar Os Melhores Contos de Fadas Asiáticos, do Leste Asiático. Contos de fadas da China, Japão, Coreias e Mongólia podem estar na sua casa em breve, basta acessar aqui. Essa edição já alcançou todas as metas estendidas, por conta disso, ao apoiar, você terá todos os brindes disponibilizados na campanha, como audioconto narrado pelo Guilherme Briggs, cupom de 15% da Editora Wish e, ainda, pode ajudar instituições públicas a terem acesso aos contos asiáticos, pouco divulgados no Brasil.

 

Mas eu ainda tenho medo de apoiar uma campanha, você já apoiou?

 

A minha experiência pessoal com a Editora Wish foi muito positiva. Eu já conhecia o trabalho editorial, mas, como você, eu tinha muito receio em apoiar. No entanto, as coisas mudaram quando fui convidada a fazer um projeto, em parceria com a Editora, para trabalhar a Coleção Áurea (todos os vídeos estão disponíveis aqui).

Foi uma das melhores experiências, como estudante de contos de fadas, que tive. As edições são incríveis, as ilustrações maravilhosas e, com isso, acabamos passando meses trabalhando os exemplares. Posso dizer com segurança que é uma das melhores edições de contos de fadas do mercado, trazendo contos inéditos no Brasil em alguns dos seus títulos.

Depois do projeto Contos de Fadas, eu não consegui ficar sem apoiar a editora. Assim, todas as campanhas que lançaram posteriormente, eu apoiei sozinha ou com auxílio – como presente – dos meus seguidores. No total, até o momento, os apoios foram O Livro dos Dragões, de Edith Nesbit; A Princesinha, de Frances Burnett; A princesa e o Goblin, de George MacDonald; Carmilla, de Le Fanu; A Morta Apaixonada, de Théophile Gautier, em parceria com o Sebo Clepsidra; e, agora, Os melhores contos de fadas asiáticos.  

Na minha casa, no presente momento, já recebi os três primeiros livros. Como as edições da Coleção Áurea, os títulos apresentam material físico e intelectual de qualidade, o que demonstra a preocupação da editora em manter seu nome no mercado. Caso queira ver como são as edições por dentro, acesse o vídeo no YouTube.  

 

Editora Wish - Home | Facebook

CUPOM DE DESCONTO: CANETATINTEIRO