NOVIDADE #04: TRAILER DE ALADDIN

 

 

Vocês podem estar se perguntando por que o trailer de Aladdin (2019), o novo live action da Disney, interessa-nos se somente falamos sobre literatura. O que muitas pessoas não sabem é que o nosso querido Aladdin faz parte de um conto árabe retirado de uma das mais famosas coletâneas do mundo, As Mil e Uma Noites.

Uma curiosidade muito interessante sobre esse conto em particular é que a versão original foi escrita em francês e não, como deveria, em árabe. Esse fato se deve à tradição popular, que, naquela época, ainda era oral; em 1709, um homem chamado Hanna Diab a contou ao Antoine Galland, o primeiro tradutor e aquele que popularizou a obra aqui, no Ocidente. Depois de acrescido, tornou-se uma das histórias mais famosas da coletânea.

Por incrível que pareça, embora seja bem popular para nós, aqui, no Brasil, a animação da Disney (1992) não foi a primeira e sim, uma adaptação alemã chamada As Aventuras do Príncipe Achmed (em inglês: The Adventures of Prince Achmed; em alemão: Die Abenteuer des Prinzen Achmed), no ano de 1926! Inclusive, antes da Disney, também o Brasil adaptou o conto para um filme homônimo: Aladim e a Lâmpada Maravilhosa (1973).

Depois dessas curiosidades, acho que você vai ficar ainda mais interessado pela a adaptação da Disney, em formato live action: